quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Carta aberta ao futuro prefeito do Rio de Janeiro



Senhor futuro prefeito da minha cidade, venho por meio desta expressar alguns sentimentos e alguns desejos, típicos da nossa cidade, ou melhor, da nossa gente.

Podemos começar por aí. A cidade é maravilhosa. Mas quem é ela sem a gente? Moradores, nascidos, agregados... Somos cariocas, que moramos e cuidamos dela. E fomos nós, os cariocas, que elegemos o senhor a esse cargo tão importante e que deve ser muito valorizado. Nós estamos dando um voto de confiança para que, mais que cuidar da cidade, cuide de nós. Porque cuidando do nosso povo podemos ajuda-lo a cuidar da cidade. O senhor não precisará fazer tudo sozinho.

Quando o senhor assumir a prefeitura, pense no cidadão. Não em eventos, em turistas, nas belezas da cidade. Pense no cidadão mesmo, pessoas. O senhor esta ai nos representando. E realize, por favor, as suas promessas. Mas realize antes do seu último ano como prefeito. Não deixe tudo para o último ano pois o senhor pode acabar esquecendo alguma coisa. E nós o elegemos confiando também em suas promessas.

Senhor futuro prefeito, tenha foco na educação. De que adianta a beleza dessa cidade, a nossa explosão de cultura e de coisas únicas se nosso povo não tem educação, não tem formação, não consegue cuidar da cidade e de si próprio? Educação básica, ensino para crianças, jovens, adultos, idosos... O senhor vai ensinar inglês gratuito para recebermos bem nossos visitantes? Pode ser uma boa. E que tal ensinar o português também? E boas maneiras? E estimular o estudo, a leitura... Sermos exemplo de educação no Brasil... ah, esse sonho é muito maior que o sonho olímpico...

Por falar nisso, sabe as Olimpíadas e Copa? Estamos orgulhosos e ansiosos. Queremos muito que seja inesquecível (pelo lado bom é claro). E organizar a cidade para isso, construir, reformar, limpar daqui, ajeitar dali, é muito importante e legal. Mas para que tudo isso seja válido, seu pensamento não tem que ser nas Olimpíadas ou na Copa. Seu pensamento tem que estar aqui, no cidadão do Rio. Faça por nós e não pelos outros. Quero que os turistas venham, receberemos de braços abertos. Mas de que adianta uma cidade linda de se ver mas impossível de se viver? Zilhões de obras imediatistas, as coisas ruins escondidas embaixo do tapete... E o custo de vida cada vez mais absurdo se comparado aos nossos salários. Antes do turista e dos eventos, existe uma cidade e seus moradores. Pense na gente.

Sobre o dinheiro público, peço que use, mas use bem. Não construa se vai destruir dois anos depois. Pense se é realmente necessário e se vai servir pro povo. Se for algo como um velódromo, faça um planejamento, incentive novos atletas, o esporte na cidade. Se for algo milionário como a perimetral, não diga que foi uma construção inapropriada pois tanto foi gasto... Se tem que ser derrubada, se foi feito o planejamento para trânsito e beleza da cidade, pense num jeito também de reaproveitar o material, que tal? Ela foi muito cara mesmo...

Outra ideia, invista novamente em educação! Estou parecendo repetitiva? É porque esse sonho é o melhor... Educação boa para todos. Meus filhos e netos estudando com qualidade. Convivendo com outras pessoas educadas também. Isso sim é uma cidade maravilhosa. Não só construa escolas, faculdades, profissionalizantes. Faça mais: invista nas existentes. Aumente o salário dos professores. Faça que seja uma profissão que as pessoas queiram ser! "Eu quero ser professor". Invista na educação de alunos e professores. Faça projetos. Estimule o estudo. Estimule a educação. Priorize esse sonho.

Na saúde... Sim, precisamos de mais hospitais, leitos, etc. Mas antes precisamos de médicos que deem conta de tudo isso, ou seja, mais médicos! E ai, te digo novamente caríssimo prefeito:  invista na educação. Forme médicos. Eduque.

O senhor esta aqui para representar um povo que é abençoado por Deus e bonito de natureza. Um povo alegre, humilde, brincalhão que adora uma festa. Multicultural. Na nossa cidade tem gente de tudo quanto é lugar. E são cariocas. E por sermos assim, culturalmente felizes, o senhor pode achar que não precisamos de mais nada, só mais festa. Mas não. Somos um povo com muitas necessidades e todas elas tem a base na educação.

Vai dizer que um povo malandro só quer bagunça né? Mas a malandragem do carioca é uma malandragem do bem, com muita brincadeira e sem passar por cima de ninguém. O carioca não sacaneia. O carioca é o povo da gentileza. No meio da graça, das piadas e das ironias, o carioca sabe o que é sério e que suas atitudes perdem a graça se estiver fazendo mal a alguém. Se a atitude for do bem, todos estarão felizes. Essa é a graça de tudo. E qual a graça de estarmos numa cidade mil sem conseguir participar dela? Isso não é malandragem carioca...

Então, senhor prefeito. Para concluir: Termine o que foi começado; Inicie novos projetos voltados para o carioca; Priorize a educação acima de qualquer coisa. Seja um carioca cuidando da nossa gente.

Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário